Na Medicina Ocidental, Tremor é um distúrbio do movimento, involuntário e rítmico de alguma parte do corpo que pode ser dividido em fisiológico e patológico. O tremor patológico pode ser divido em tremor de repouso e tremor de ação. A causa mais comum do tremor de repouso é a Doença de Parkinson e a do tremor postural ou de ação é o Tremor Essencial.
O Tremor Essencial é um distúrbio de movimento, de ação, postural ou cinético, que afeta principalmente os membros superiores, mas que também, ocasionalmente, pode afetar a cabeça, voz e membros inferiores. A causa do tremor essencial é desconhecida. Segundo a literatura vigente há várias hipóteses, mas sem nenhuma conclusão. O tratamento clássico pela medicina ocidental é medicamentoso, no qual as drogas de escolha são geralmente o propranolol e a primidona. Nos casos mais graves cirurgias são indicadas.
De acordo com a Medicina Chinesa o equilíbrio entre Yin e o Yang é a base de uma vida equilibrada e em harmonia. O funcionamento harmônico dos Órgãos e Vísceras é acometido pelo desiquilíbrio do Yin e do Yang. Também de acordo com a Medicina Chinesa existem cinco órgãos Fígado (Gan), Coração (Xin), Baço (Pi), Pulmão (Fei) e Rim (Shen) e seis vísceras Vesícula Biliar (Dan), Intestino Delgado (Xiao Chang), Intestino Grosso (Dan Chang), Bexiga (Panguang), Triplo Aquecedor (San Jiao), onde cada um possui sua função energética, sendo um papel importante para manter a harmonização do nosso corpo, contribuindo para a ausência de doenças. Dentre as funções do Fígado (Gan) está o controle dos tendões e se houver vento interno no Fígado (Gan), desenvolverá tremores ou convulsões. Assim, o Tremor é sinal de Vento no Fígado (Gan).
Neste trabalho, o estudo de caso foi o tratamento do Tremor Essencial através da Medicina Chinesa, utilizando a Craniopuntura. A aplicação da Craniopuntura teve como objetivo regularizar o fluxo do Qi, do Sangue (Xue) e eliminar vento visando melhorar os tremores, equilíbrio e a qualidade de vida.