O presente estudo tem por objetivo a investigação dos resultados clínicos da aplicação dos pontos paravertebrais Huatuojiaji na mão, através da Terapia Koryo Sooji Chim, em um caso de Lombalgia crônica.
Mais do que promover a análise e a discussão científica em si, a proposta aqui é busca por inserir em nossa prática clínica um método eficiente para tratar esta condição no aparelho locomotor, a partir da combinação de uma técnica utilizada na Acupuntura Sistêmica dentro de um Microssistema, em uma paciente que aceitou livremente participar do estudo, de modo a obter melhora em sua qualidade de vida e bem-estar.
Trata-se do caso da paciente C.C.S., mulher, 76 anos, estado de saúde estável, porém, com dores na região inferior das costas.
Totalizando 10 sessões, sendo realizadas 3 sessões semanais, com intervalo de 1 dia entre cada sessão, relatou-se melhora da dor crônica e dos sintomas gerais, além de não haver sido referida nenhuma outra situação frequente entre as 50 que constam no questionário de queixas não específicas USC – ver Apêndices B e C. Um resultado satisfatório, tendo em vista o curto período do tratamento.
Vale mencionar que a paciente recuperou a capacidade de movimentos e sentiu maior disposição física, o que certamente nos motiva a prosseguir com o método aqui proposto, bem como complementá-lo com aplicação de moxa Só-Am-Bong nos pontos correspondentes (Yoo,2003) além de aplicar outros ramos da Acupuntura, como a Fitoterapia (ver capítulo Discussão).