Esse estudo de caso teve como objetivo demonstrar a utilização da Moxabustão no tratamento do Esporão de Calcâneo, também conhecido como “Entesopatia de Calcâneo”, (crescimento anormal do osso do calcanhar), essa patologia mesmo existente em alguns casos pode ser assintomática, já em outros ocasionar dor intensa ao colocar o pé no chão para andar. O Esporão de Calcâneo doloroso geralmente é associado a fatores de risco tais como a forma anatômica do pé, chato ou cavo, lesões, sobrepeso, excesso de impacto por práticas esportivas sem o calçado adequado, entre outros. Surge então uma inflamação que ocasiona a dor tipo pontada, limitando a pessoa de realizar plenamente as Atividades de Vida Diária- AVDs. O método de tratamento escolhido neste estudo foi a Moxabustão. “Mogusa que deu origem ao termo moxa, vem a ser a própria planta mais comumente empregada para a realização da moxabustão, a Artemísia Vulgaris ou também Artemísia Argyii (nome alternativo ou que pode ser empregado de maneira similar), que seriam as folhas da Artemísia. Vale dizer que em japonês a erva empregada na moxa é conhecida por Yomogi ou Mogusa. A Artemísia é uma planta ramosa e aromática, originária da Europa temperada. Ásia, norte da África, mas está também presente na América do Norte, onde é uma erva invasiva, cultivada em hortas e jardins como ornamental e medicinal”. (EBRAMEC, Recursos Complementares. 2018, p.10) A moxa ativa os tecidos do corpo que estão enfraquecidos (má circulação, má nutrição, etc.) e estagnados, através dos princípios ativos da Artemísia processada, que irão ativar a vitalidade intrínseca do corpo (energia Qi) e restaurar a saúde. (CUNHA; HOGA. 2006, p.23)
Na visão da Medicina Chinesa a Moxa possui a propriedade de “Induzir o fluxo homogêneo de Qi e Sangue” (XINNONG. 1987, p.260).
A inflamação do esporão de calcâneo indicou a estagnação do Qi, motivo que justificou a utilização da técnica. Foi um recurso que se mostrou eficaz no alívio da dor, com o qual foi possível dissipar e remover o líquido inflamatório, nutrir e tonificar os tecidos atingidos e eliminar a estagnação, liberando o acúmulo de energia no local afetado, eliminando a dor.